Nos últimos anos, o Visual Law tem se tornado cada vez mais popular no mundo jurídico. Essa técnica envolve a utilização de elementos visuais para tornar a informação jurídica mais acessível e fácil de entender, seja por meio de infográficos, vídeos explicativos ou outras formas de ilustração.

Tal abordagem torna a leitura mais agradável e efetiva, além de ser uma importante ferramenta para a promoção da transparência e da cidadania.

 O advento da Resolução n.º 347/2020 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), notadamente no parágrafo único do art. 32, estabelece que “Sempre que possível, dever-se-á utilizar recursos de Visual Law que tornem a linguagem de todos os documentos, dados estatísticos em ambiente digital, análise de dados e dos fluxos de trabalho mais claros, usuais e acessíveis”, o Visual Law se tornou ainda mais relevante.

Entre mudanças que visam modernizar e simplificar o sistema jurídico, tornando-o mais eficiente e acessível à população, o Visual Law vem surgindo como uma ferramenta importante para atingir essas metas.