Único prédio tombado pelo patrimônio histórico em Bombinhas, a Casa de Cultura Dona Tila conta um capítulo importante da história da cidade, sua fé e seus costumes. A casa homenageia a benzedeira Otília Maria Júlia Mafra Cruz, conhecida como “Mãe Tila” ou “Dona Tila”. Desde 2019, o espaço abriga a sede da Fundação Municipal de Cultura e se caracteriza como importante reduto de atividades artísticas e culturais. A casa foi construída na década de 60 e tombada em 2001.

A homenagem à “Dona Tila” mostra a valorização da identidade local que é marca registrada de Bombinhas. A figura querida pela comunidade era esposa de José Tomé da Cruz e matriarca respeitada por toda a cidade. Durante sua vida foi benzedeira e acolheu muitos “filhos” que a procuravam, aflitos, a qualquer hora.

Otília é lembrada como uma mulher generosa e carinhosa e tornou-se mãe de bombinenses e visitantes que, tão logo ouviam falar da benzedeira, iam receber sua benção. “Mãe Tila” faleceu em agosto de 1997, mas permanece viva na memória e no coração da cidade. Hoje, em sua casa, o mesmo amor que acolheu tantas pessoas recebe manifestações culturais e artísticas através de feiras de artesanato, exposições de artes plásticas e todo o talento da comunidade local.