A Pesca Artesanal da Tainha faz parte da identidade de Bombinhas e levou o município ao primeiro lugar no concurso anual Green Destinations Story Awards 2023, categoria “Cultura e Tradição”. A premiação é concedida às histórias mais inspiradoras de boas práticas em turismo sustentável. Bombinhas foi premiada entre cem destinos turísticos mundiais selecionados no ‘Top 100 Stories 2022’.
A Pesca Artesanal da Tainha vai além da economia – é uma antiga tradição dos pescadores que se tornou patrimônio cultural de Bombinhas e do Estado de Santa Catarina. Todos os anos, os chamados ‘vigias’ ficam atentos ao movimento dos peixes entre os meses de maio e julho. Os cardumes saem da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, e sobem pela costa brasileira para fazer a desova.
Tão logo avistam as tainhas, os vigias comunicam os pescadores, que lançam suas redes ao mar nas tradicionais embarcações conhecidas como ‘canoas de um pau’. Todo integrante da comunidade que queira ajudar a puxar as redes para a praia é bem-vindo. História, cultura e tradição alimentam o sentimento comunitário que mobiliza pessoas de todas as idades. Uma história tão bonita merece ser contada ao mundo!