Notícias | Almeida e Corrêa Advogados Associados | Balneário Camboriú
Bombinhas

BOMBINHAS: PROSA, CULTURA E SABOR…

Foto: Marcinha Ferreira

Parte da cultura bombinense é expressa em encontros carregados de sabor e tradição. De abril a novembro, as mulheres da comunidade tradicional de Bombinhas se reúnem na primeira quinta-feira do mês para fazer beijú e repassar seus conhecimentos. Elas preparam a iguaria em uma fornalha de cobre, no Espaço Cultural ‘Engenho do Miminho’. Além da comunidade, também são bem-vindos visitantes, estudantes e pesquisadores de cultura popular.

Durante as conversas, os participantes têm a chance de degustar o famoso beijú – o prato típico é feito com a massa da raiz de mandioca processada. O beijú é popularmente conhecido como ‘pão do índio’ ou ‘pão do pobre’, pois foi um dos alimentos mais consumidos por famílias tradicionais no século passado, chegando a ser sustento para algumas delas. O tempo passou e a receita foi incrementada: amendoim, erva-doce e açúcar passaram a incorporar a massa, levando ainda mais sabor a algo que já era delicioso!

Os encontros mantêm a cultura local. O beijú é servido em festas familiares, eventos e comemorações folclóricas até os dias de hoje. A lida nos engenhos de farinha de mandioca é traço da identidade cultural de Bombinhas e desperta moradores, estudiosos e curiosos, colaborando para o prestígio da ‘Tarde do Beijú’.

Sair da versão mobile